terça-feira, 21 de abril de 2009

BATIZADO I - SÍMBOLOS

Toda sociedade ou organização tem algum rito de iniciação pelo qual passam aqueles que se tornarão membros ou são introduzidos no grupo, para receberem os direitos e privilégios que lhes cabem como tal. O Batizado é como a Igreja cristã tem a sua iniciação para os que se tornam membros dela.
O Batizado de uma criança é uma data muito importante para a religião católica e cheia de simbologia! Muitas vezes o fazemos, mas na verdade não sabemos ao certo o que é tudo aquilo .... claro, que o básico, todos sabem: o início da vida espiritual para uma criança. Mas existem alguns rituias presente no batismo de uma criança que é tão bonito que valem serem aqui lembrados! O óleo, a água, tudo tem uma simbologia!
O óleo, vindo das oliveiras, simboliza principalmente fidelidade e perseverança. Os povos orientais acreditavam na oliveira como um símbolo de beleza, força, da bênção divina e da prosperidade! E, na antiguidade, o azeite, extraído das oliveiras, tinha efeito terapêutico e era muito usado na cura de algumas doenças!
Batismo vem do grego "baptitzein", que quer dizer "mergulhar" na água. A água é elemento fundamental do Batismo juntamente com o gesto de derramar a água, gesto acompanhado das palavras sacramentais. Pergunta-se o porque a água? Porque a água é fonte de vida. Precisa dizer mais ?

3 comentários:

Vitoria disse...

nossa quanta informação....adorei ! vc conhece algum padre legal para eu poder batizar o meu filhote ?
obrigada
vitoria

Cecilia Cunha disse...

nossa ....quanto conicidencia ...estava ontem conversando com meu marido exatamente sobre isso como as coisas cairam na banalidade sem muito sentido ....depois do que escreveram voltamos a pensar sobre algumas questões q estavam adormecias ..valeu!

Anônimo disse...

Que lindo Thais ..estampinha tem futuro e conteudo.bjs
Anita